Quais são as fases do sono e como funcionam?

quais sao as fases do sono e com funcionam

✅ Olá meus queridos. Vocês já ouviram falar nas fazes do sono, certo? Se não, irão ler sobre elas hoje aqui no Como dormir bem. Abaixo damos detalhes sobre como funcionam as fases do sono.

O sono é algo que não é levado muito a sério 😞 , mas é tão importante para a saúde quanto o ar que nós respiramos. Quando não conseguimos dormir da maneira certa, acabamos sofrendo várias consequências, como dificuldade em memorizar, mal humor, stresse e muitos outros problemas.

O sono consiste em ciclos com duração de cerca de 90 minutos que incluem dois tipos de estados: sono REM e sono não-REM.

O sono não REM, por sua vez é dividido em quatro etapas: sono superficial, sono intermediário e duas fases de sono profundo.

Veja também:

Como dormir bem e de forma rápida?

Fases do sono: como funcionam?

Sono superficial 

As reações do corpo ao mundo ao redor diminuem, mas a pessoa permanece fácil de acordar. Sonhos curtos ou pensamentos errantes são frequentemente relatados durante esta fase, que geralmente dura de 5 a 10 minutos. Constitui entre 5% e 10% do tempo de sono.

Sono Intermediário

O sono intermediário é entre 40% e 50% do tempo de sono. Durante este estágio, a freqüência cardíaca é reduzida e a temperatura corporal diminui. Há uma alternância de períodos de tensão e relaxamento muscular. Neste ponto, a pessoa pode facilmente ser despertada por ruídos ou coisas do gênero.

Fases 3 e 4

Essas fases do sono representam o sono mais profundo (estágio 4 mais profundo que o 3) e constituem cerca de 10% a 20% do tempo de sono. É mais difícil acordar durante esses estágios. É durante esses estágios que algumas crianças podem ter pesadelos, sonambulismo ou molhar a cama.

Estágios 3 e 4 tendem a ser mais longos no primeiro terço ou na primeira metade da noite. Sua duração é maior como resultado da privação de sono.

O sono profundo é o mais restaurador para o corpo que repara e regenera tecidos, constrói ossos e músculos e fortalece o sistema imunológico.

Fase do sono REM (Movimentação rápida dos olhos)

Durante o sono REM , o cérebro está mais ativo, a respiração e a freqüência cardíaca aumentam e se tornam irregulares, os olhos se movem rapidamente (por esse motivo, esse estágio também é chamado de sono de movimento rápido dos olhos ou sono REM – para Movimento Rápido dos Olhos ) e os músculos estão relaxados. É durante esse estágio que a maioria dos sonhos ocorre .

Esta fase ocorre ciclicamente durante toda a noite alternando com sono não REM a cada 80 a 100 minutos ou mais. Ocorre 4 ou 5 vezes em uma noite de 8 a 9 horas.

A duração dos períodos de sono REM aumenta durante a noite e ficam maior no final da noite. O primeiro período dura geralmente 10 minutos, enquanto o último pode durar até 1 hora.

O sono REM é de 20% a 25% do tempo de sono. Essa proporção é maior durante a infância e adolescência. Pode representar até 50% do tempo de sono em crianças pequenas.

Prepare-se para o sono REM 

Sabendo o quão importante é o sono REM, devemos preparar nosso tempo de sono em torno dele.

Como se preparar para isso?

Acontece que o nosso ciclo de sono contém um estágio REM a cada 90 minutos.

Se o seu objetivo é acordar às 6h, você provavelmente precisará ir dormir às 22h30 ou à meia-noite para cumprir a regra dos 90 minutos. Você também pode usar uma calculadora de sono para tornar esse processo mais automatizado.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo com seus amigos.. 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.