Dicas de como dormir bem e de forma rápida

como dormir bem

Neste texto apresentamos algumas dicas de ✅ como dormir bem ✅ e de forma rápida, dicas essenciais se você quer ter uma noite de sono saudável.

Existe algo melhor e mais prazeroso do que dormir? Talvez exista, mas dormir é sem dúvida uma das melhores coisas do mundo.

A falta de sono pode complicar muito a sua vida. Acredite, dormir mal pode causar vários danos no seu organismo, como falhas na memória, falta de apetite e até alterar seu humor, entre muitas outras coisas.

Um estudo recente realizado pela American Academy of Sleep Medicine concluiu que ter uma boa noite de sono é o segredo para viver mais e melhor.

Neste estudo foram analisados mais de 2.700 pessoas, 65% destas pessoas relataram que as melhores noites de sono foram aquelas em que dormiram 7,5 horas, contando os cochilos

Este estudo nos prova que uma noite bem dormida é extremamente importante, pois faz bem para saúde mental e corporal também.

Porém, nem todas as pessoas conseguem adormecer facilmente, geralmente porque sofrem de insônia, um problema grave de saúde que deve ser tratado o mais rápido possível.

Antes de se autodiagnosticar, é necessário analisar alguns pontos importantes: será que você não está tendo hábitos ruins antes de ir para cama?

O uso excessivo de celular, computadores, alimentação pesada a noite, pode ser o real fator das suas noites mal dormidas.

Quando o assunto é hábitos ruins na hora de ir para cama, existem algumas atitudes que podem resolver esse problema e restaurar a vontade de dormir diminuindo assim os sintomas da insônia.

Claro que, se mesmo assim o sono não surgir, é altamente recomendável que procure um médico especialista da área, pois o problema pode ser muito mais sério do que se imagina.

Porque é importante saber como dormir bem e rápido?

como dormir bem e rapido
Imagem/Reprodução

Saber como dormir bem vai muito além do descanso e da renovação de energia. Pois, a qualidade do sono, está ligada diretamente à qualidade de vida da pessoa.

É exatamente por isso que uma noite mal dormida pode causar grandes problemas, como irritação, cansaço e excesso de sono.

Durante o sono o corpo relaxa e aproveita para realizar algumas funções que são importantes para a saúde.

O chamado sono REM, ‘Movimento Rápido do Olho’, é quando há um profundo relaxamento dos músculos e também a ocorrência dos sonhos, o que é importante para a mente, pois ajuda a fixar melhor a memória entre outros benefícios.

O sono não REM, é quando ocorre o descanso físico. Eis a importância de uma boa noite de sono.

Quantas horas devemos dormir?

A grande maioria das pessoas sabe que uma boa noite de sono é importante para a saúde.

Porém, é a minoria que consegue ficar mais de sete horas de baixo dos cobertores. Isso tudo devido ao cotidiano, como trabalho, faculdade, maus hábitos, etc.

O tempo de sono ideal é biologicamente diferente para cada pessoa. A norma para um adulto é de 7 a 8h, mas pode variar entre 3 e 12h.

Além disso, quanto mais velhos ficamos, de menos sono precisamos. Um recém nascido precisará, em média, de 15 a 20h de sono por dia, já uma criança de 10 a 12h.

Por outro lado, adolescentes necessitam de 9 a 10h e adultos de 7 a 8h. Uma pessoa mais idosa precisa de muito pouco sono.

Infelizmente, não podemos escolher a quantidade certa de sono para se sentir bem. Está provado que, se reduzirmos nosso tempo de sono em uma hora por várias noites, sentiremos cansaço e exaustão durante o dia.

Da mesma forma, se adicionarmos uma hora de sono a mais da quantidade habitual, a qualidade do sono irá diminuir.

Portanto, a duração do sono ideal é aquela que permite a realização de atividades tanto físicas quanto mentais de uma forma mais engajada, sem perder o foco.

Por conta disso, é essencial conhecer-se bem a fim de encontrar a quantidade ideal de sono.

Mas como você sabe se dormiu o suficiente ou não? Um bom teste para saber se conseguiu encontrar a quantidade ideal de sono é se fazendo as seguintes perguntas:

  • Quando acordo, me sinto cansado ou disposto?
  • Durante o dia, sinto sonolência?
  • Estou tendo problemas para focar em minhas atividades durante o dia?

Caso tenha respondido “sim” à maioria dessas perguntas, precisa dormir mais. Se suas respostas foram “não”, então, já encontrou a quantidade ideal de sono para você .

Dicas de como dormir bem e rapidamente

dicas de como dormir bem e rapidamente
Imagem/Reprodução

👉 Não pratique esportes à noite

Os exercícios físicos acordam seus músculos e impedem que você durma bem.

👉 Não tome banho quente antes de ir dormir

O corpo reduz interna temperatura interna para induzir o sono, um banho morno (37 ° no máximo), é ideal para pegar no sono.

👉 Evite olhar para telas de eletrônicos por pelo menos um hora antes de ir para cama

Televisão, computador, smartphone transmitem uma luz azul muito forte, evite se expor a essa luz à noite!

👉 Mantenha seu quarto fresquinho

Reduzir sua temperatura interna é uma ótima maneira de se preparar para dormir, não exceda 18-19 ° no seu quarto, mantenhas seu quarto sempre ventilado.

👉 Nada de computador ou TV no quarto!

Evite jogar jogos, ou mexer nas suas redes sociais minutos antes de ir para o quarto tentar dormir. Muitas vezes temos o costume de levar o celular para cama conosco, isso deve ser evitado se quiser ter uma boa noite se sono.

👉 Não beba café ou chá depois das 16h

Como dormir bem? Evitar estimulantes já é um bom começo. Sua última xícara de café deve ser logo após o almoço, depois disso, não.

👉 Se não consegue dormir, saia da cama

Se não está conseguindo dormir, levante-se. Procure fazer alguma atividade, como ler por exemplo. Quanto estiver com os olhos cansados volte para a cama e deixe-se levar pelo sono.

👉 Aproveite a escuridão e aprecie o silêncio do seu quarto

Livre-se dos objetos barulhentos que possam atrapalhar seu sono. Se sua esposa, ou esposo ronca, sinta-se livre para usar tampões de ouvido. Deixe seu quarto mais escuro possível, isso lhe ajudará a pegar no sono.

Como dormir mais cedo

Você precisa se desligar completamente, ir planejando sua boa noite de sono desde de cedo. Lembre-se que as coisas do trabalho precisam ficar no trabalho, evite fazer as atividades extras em casa.

Estipule um horário para dormir e planeje seu dia de forma que quando esse horário chegar, você possa ir para a cama sem nem uma interrupção.

Quais são os principais benefícios do sono? 

Os benefícios que uma boa noite de sono pode nos proporcionar são muitos, pois durante o sono, o corpo produz proteínas que fortalecem o sistema imunológico do mesmo. Isso ajuda em vários momentos do dia dia, principalmente em situações de estresse.

Outros benefícios do sono são:

👉 Reduzindo o estresse

Quando estamos dormindo, nosso corpo diminui a produção da adrenalina e do cortisol, isso ajuda a diminuir o estresse, de uma uma forma considerável.

👉 Controla o apetite

Uma noite mal dormida significa em um apetite descontrolado, o que leva a uma vontade incontrolável de comer comidas gordurosas e alimentos calóricos. O sono regula os hormônios que são responsáveis pelo apetite.  

👉 Humor

Dormir bem lhe deixa mais feliz em bem humorado, isso lhe deixa com uma sensação de bem estar durante o dia. Já uma noite mal dormida, pode lhe deixar irritado, impaciente, mal humorado, etc.

👉 Memória

Uma noite mal dormida pode lhe deixar com a memória fraca, pois sem descanso o cérebro não consegue processar os acontecimentos já ocorridos. Por outro lado, uma noite bem dormida faz com que as novas informações fiquem armazenadas mais facilmente em nosso cérebro.

👉 Estimula o raciocínio lógico

Quando dormimos mal, não conseguimos raciocinar de forma correta. Porém, quando dormimos corretamente, temos facilidades em resolver problemas simples e complexos. Durma bem todas as noites e não se preocupe em esquecer as chaves do carro em cima de sua geladeira.

👉 Rejuvenescedor

Enquanto dormimos, nosso organismo aproveita para se rejuvenescer, durante o sono as células da pele são renovadas, diminuindo assim as linhas de expressão. Também é produzida melatonina, que ajuda a prevenir a velhice.

Mitos e verdades sobre o sono

Mitos

Todas as pessoas precisam dormir 8 horas: A quantidade de horas dormida pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas conseguem passar bem o dia com apenas 5h de sono, já outras necessitam de até 9h, ou mais.

Podemos recuperar o sono no final de semana: Infelizmente, o sono não é algo que se acumula. Se você dormir mal durante a semana e dormir bem nos finais de semana, o resultado será o mesmo.

Bebidas alcoólicas ajudam a dormir: Definitivamente isso não é verdade. O álcool impede que suas energias se renovem durante o sono, por isso de acordar com ressaca.

Verdades

O estresse influencia o sono: O estresse pode sim influenciar de forma negativa o sono. A correria do cotidiano, faz com que as pessoas durmam menos horas, isso é extremamente ruim para saúde da mente.

Dor interfere na qualidade do sono: Com certeza, é difícil dormir com dores, a dor está intimamente ligada a insônia.

Quem dorme pouco engorda: Dormir pouco faz com que você produza menos leptina, o hormônio responsável pela sensação de saciedade. Com isso aumenta a vontade de comer.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse post com seus amigos… 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.